Servidores Federais: até 2025, 40% poderão estar aposentados

[rating_form id="2" result="true"]
folder_openGeral

Servidores Federais: até 2025, 40% poderão estar aposentados

A inserção da tecnologia já é (ou caminha para ser) uma realidade do serviço público no Brasil.

O espaço que antes era ocupado por documentos físicos, hoje deu espaço a máquinas responsáveis por separar, arquivar e enviar processos trabalha antes realizado manualmente. Com isso, 40% dos servidores federais poderão estar aposentados até 2025.

As diretrizes do governo digital, adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, tem focado na digitalização/automatização de processos, evitando contratações desnecessárias de pessoas.

Tal processo teria como objetivo fim redução de gastos, já que a necessidade de impressões e contratação de pessoal estaria reduzida. Mas, diante de um volume tão elevado de aposentadorias, ainda assim pode ser necessária a reposição de servidores em algumas áreas críticas.

Ainda de acordo com Uebel, a pandemia do novo coronavírus demonstra, mais uma vez, o quão urgente é o processo de digitalização da mão de obra do serviço público federal, onde servidores operam manualmente algumas atividades que poderiam ser inteiramente realizadas de forma online.

O pagamento do auxílio emergencial seria uma das provas de que a tecnologia tem sido grande aliada. Conforme o Secretário, dos 676 serviços do governo federal transformados em digitais desde janeiro do ano passado, 161 foram entregues ao público em 2020, com destaque para a o auxílio emergencial de R$ 600.

Mas ainda assim é inegável a importância dos servidores federais em todo o serviço público prestado ao cidadão. “Os servidores públicos deverão estar, assim, cada vez mais presentes nas funções altamente complexas, onde seu conhecimento possa ser aproveitado e reconhecido ao máximo”, pontuou Uebel.

A necessidade de novos servidores federais está longe de chegar ao fim. Uma prova disso é de novos editais continuam sendo publicados, principalmente na carreira policial, área em que a atividade do servidor público dificilmente poderá ser substituída pela digitalização.

Tópicos : , , ,

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Essa matéria foi relevante? Vote !

[rating_form id=”2″]

Publicações Relacionadas

Geral

Saque do PASEP começa mês que vem

0

Segundo o calendário divulgado pelo Governo no Diário Oficial da União, os saques PASEP poderão ser feitos a partir do dia 16 de julho deste ano e seguem até 30 de junho de 2021

Deixe seu Comentário

Faça como mais de 100.000 Assinantes

Click em mim e tenha Acesso às Plataformas Digitais com Produtos Exclusivos para Servidores Federais

Menu