Home / Geral / Servidores Federais: até 2025, 40% poderão estar aposentados

Servidores Federais: até 2025, 40% poderão estar aposentados

[us_image image=”11648″ size=”full” onclick=”custom_link” link=”url:https%3A%2F%2Fseuseguronoclick.com.br%2Fseguros%2Fvida%2F%3F%26utm_medium%3Dseguro_vida_banner%26utm_source%3DBannerBlog%26utm_campaign%3Dblog_do_sr_siape%26utm_content%3D900x200_blog_seguro_vida||target:%20_blank|” el_class=”vc_hidden-sm vc_hidden-xs”]

A inserção da tecnologia já é (ou caminha para ser) uma realidade do serviço público no Brasil.

[us_image image=”11649″ size=”medium” onclick=”custom_link” link=”url:https%3A%2F%2Fseuseguronoclick.com.br%2Fseguros%2Fvida%2F%3F%26utm_medium%3Dseguro_vida_banner%26utm_source%3DBannerBlog%26utm_campaign%3Dblog_do_sr_siape%26utm_content%3D500x500_blog_seguro_vida||target:%20_blank|” el_class=”vc_hidden-md vc_hidden-lg”][us_separator size=”small”]

O espaço que antes era ocupado por documentos físicos, hoje deu espaço a máquinas responsáveis por separar, arquivar e enviar processos trabalha antes realizado manualmente. Com isso, 40% dos servidores federais poderão estar aposentados até 2025.

As diretrizes do governo digital, adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, tem focado na digitalização/automatização de processos, evitando contratações desnecessárias de pessoas.

Tal processo teria como objetivo fim redução de gastos, já que a necessidade de impressões e contratação de pessoal estaria reduzida. Mas, diante de um volume tão elevado de aposentadorias, ainda assim pode ser necessária a reposição de servidores em algumas áreas críticas.

[us_image image=”11455″ size=”full” onclick=”custom_link” link=”url:https%3A%2F%2Fseuseguronoclick.com.br%2Fseguros%2Fseguro-auto-novo%2F%3Futm_medium%3Dseguros_auto_banner%26utm_source%3DBannerBlog%26utm_campaign%3Dblog_do_sr_siape%26utm_content%3D900x200_blog_seguro_auto||target:%20_blank|” el_class=”vc_hidden-sm vc_hidden-xs”][us_image image=”11448″ size=”medium” onclick=”custom_link” link=”url:https%3A%2F%2Fseuseguronoclick.com.br%2Fseguros%2Fseguro-auto-novo%2F%3F%26utm_medium%3Dseguros_auto_banner%26utm_source%3DBannerBlog%26utm_campaign%3Dblog_do_sr_siape%26utm_content%3D500x500_blog_seguro_auto||target:%20_blank|” el_class=”vc_hidden-md vc_hidden-lg”][us_separator size=”small”]

Ainda de acordo com Uebel, a pandemia do novo coronavírus demonstra, mais uma vez, o quão urgente é o processo de digitalização da mão de obra do serviço público federal, onde servidores operam manualmente algumas atividades que poderiam ser inteiramente realizadas de forma online.

O pagamento do auxílio emergencial seria uma das provas de que a tecnologia tem sido grande aliada. Conforme o Secretário, dos 676 serviços do governo federal transformados em digitais desde janeiro do ano passado, 161 foram entregues ao público em 2020, com destaque para a o auxílio emergencial de R$ 600.

[us_image image=”11560″ size=”full” onclick=”custom_link” link=”url:https%3A%2F%2Fseuseguronoclick.com.br%2Fseguros%2Fodonto%2F%3F%26utm_medium%3Dseguro_amil_banner%26utm_source%3DBannerBlog%26utm_campaign%3Dblog_do_sr_siape%26utm_content%3D900x200_blog_seguro_amil||target:%20_blank|” el_class=”vc_hidden-sm vc_hidden-xs”][us_image image=”11561″ size=”medium” onclick=”custom_link” link=”url:https%3A%2F%2Fseuseguronoclick.com.br%2Fseguros%2Fodonto%2F%3F%26utm_medium%3Dseguro_amil_banner%26utm_source%3DBannerBlog%26utm_campaign%3Dblog_do_sr_siape%26utm_content%3D500x500_blog_seguro_amil||target:%20_blank|” el_class=”vc_hidden-md vc_hidden-lg”][us_separator size=”small”]

Mas ainda assim é inegável a importância dos servidores federais em todo o serviço público prestado ao cidadão. “Os servidores públicos deverão estar, assim, cada vez mais presentes nas funções altamente complexas, onde seu conhecimento possa ser aproveitado e reconhecido ao máximo”, pontuou Uebel.

A necessidade de novos servidores federais está longe de chegar ao fim. Uma prova disso é de novos editais continuam sendo publicados, principalmente na carreira policial, área em que a atividade do servidor público dificilmente poderá ser substituída pela digitalização.

Marcado: