Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 30 de julho de 2021

Nova MP reconstrói Ministério do trabalho

A Medida Provisória 1.058/21 publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28), recria o Ministério do trabalho e previdência, que funciona desde 2019 como uma secretaria do Ministério da Economia. O indicado para assumir a pasta foi o deputado Onyx Lorenzoni.

Nova pasta terá pela frente a empreitada para reduzir a taxa de desemprego que atingiu, 14,8 milhões de pessoas apenas no primeiro trimestre desse ano. Os dados foram elaborados e apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, produzida pelo IBGE. Com isso, o Ministério será responsável por cuidar da geração de empregos e previdência social.

Conforme a Medida provisória, o novo ministério contará com a participação do  Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A MP prevê também regras de transição para a redistribuição de servidores, funcionários temporários e empregos públicos; permite, para fins de reestruturação, a alteração de quantitativos e a redistribuição de cargos em comissão, funções comissionadas e de outras pertencentes a atual estrutura.

O novo ministério será responsável por áreas como previdência;

  • Política e diretrizes para geração de emprego e renda;
  • Política salarial;
  • Fiscalização do trabalho.

Presidente realiza alterações

O presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória (MP) 1.058/2021, atos esses, publicados na edição do Diário Oficial da União que também traz a nomeação do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil no lugar do general Luiz Eduardo Ramos. O general, por sua vez, passará a ocupar o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. As mudanças integram uma minirreforma ministerial.

O Ministério do Trabalho, criado desde 1930, havia sido incorporado ao Ministério da Economia no começo do governo do presidente Jair Bolsonaro. A MP 1.058 estabelece a transferência de competência e órgãos da pasta chefiada por Paulo Guedes para o novo Ministério do Trabalho e Previdência.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!