Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 28 de julho de 2021

Ministério alerta sobre site falso que busca roubar dados de servidores.

O Ministério da Economia alerta os servidores da União a terem cuidado e evitarem acessar o site “servidor.sou-gov.online”, uma página falsa criada com o objetivo de capturar usuários e senhas do SouGov.br, aplicativo verdadeiro do governo federal.

No comunicado interno ao funcionalismo, a pasta alerta que, no novo golpe virtual, a pessoa recebe um SMS direto no celular com o título “Comunicado importante”. O texto orienta sobre a matrícula e atualização de cadastro, com link direcionando para o site falso, aonde é solicitado dados de usuários. Nenhuma informação deve ser digitada ou informada para sua segurança.

O ministério já acionou as autoridades para que a página seja suspensa junto a empresas no exterior.

Caso o servidor tenha fornecido o CPF e seus dados de usuário em algum site ou aplicativo que não seja oficial (ou seja, que o domínio não tenha gov.br ou aplicativo baixado de outra forma que não a loja virtual oficial do governo), é solicitado que efetue a troca da senha imediatamente no Portal Gov.br e nos sistemas Sigac/Sigepe.

O alerta e cautela se faz totalmente necessário no momento, pois outro site falso que coletava dados de usuários e senhas do Sistema de Gestão de Acesso do Governo Federal (Sigac) estava circulando na semana passada. A página maliciosa já consta retirada do ar.

Em caso de dúvidas, orientamos que entre em contato pelo 0800-978-9009 ou pela Central Sipec na internet.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!