Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 20 de janeiro de 2021

Como declarar seu empréstimo consignado no IR 2021

Início de ano resulta em uma série de obrigações a serem cumpridas, e uma delas é a declaração do Imposto de Renda (IR).

Assim, aqueles que tiveram empréstimos, por exemplo, também precisam prestar informações à Receita Federal anualmente, embora existam algumas regras de como esse processo deve ser feito.

O mesmo vale para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como, os trabalhadores das empresas privadas e servidores públicos, os quais irão precisar do extrato do consignado para comunicar a respeito de alguma dívida referente ao empréstimo consignado.

Quem deve declarar o IR

Todas aquelas pessoas que emprestaram dinheiro para alguém, ou pediram algum empréstimo precisam declarar adequadamente os respectivos valores na ficha “Bens e direitos”, caso se trate de uma quantia emprestada a terceiros.

No campo “Dívidas e Ônus Reais”, deve haver a inclusão de dados relacionados a valores adquiridos com outras pessoas ou solicitados a uma instituição financeira.

Entretanto, a Receita Federal alega que tal obrigação é devida apenas por:

  • Quem tem ou emprestou acima de R$ 5 mil em 2020;
  • O empréstimo consignado deve ser declarado até a dívida ser quitada integralmente.

No caso dos demais bens, estes devem ser mencionados de acordo com as regras de cada categoria, ressaltando que todas as modificações patrimoniais são comparadas anualmente.

Obtenção do extrato do consignado para o Imposto de Renda 2021

Tanto o extrato do consignado quanto o informe de rendimentos podem ser adquiridos por meio online, diretamente pelos respectivos sistemas de emissão das folhas de pagamentos.

No cenário dos beneficiários da Previdência Social, a folha é processada pela Dataprev e disponibilizada pelo site ou aplicativo “Meu INSS”.

Já os servidores públicos federais podem realizar a consulta no SIGEPE Servidor e Pensionista.

Observe o passo a passo.

Extrato do consignado no SIGEPE

Os servidores federais (SIAPE) devem acessar o SIGEPE por meio do login do SIGAC ou no aplicativo do SIGEPE, seguindo estes passos:

  • Faça login no SIGAC/SIGEPE;
  • Role a página até o final e procure a opção “Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF”;
  • Selecione o ano desejado (para o IR 2021 o extrato do consignado correto é o de 2020 que deve ser disponibilizado em breve).

Caso os servidores federais tenham o interesse em conferir relatórios de anos anteriores, ele deve selecionar a opção “Ver Todos” e na tela seguinte, selecionar o ano desejado.

Se desejado, o arquivo pode ser salvo em PDF para ser consultado a qualquer momento, especialmente quando for preencher a declaração ou importar em plataformas que realizam a leitura automaticamente.

 

Fonte: Jornal Contábil

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!