Receba atualizações por email



Whatsapp

Consignado Cartão de Crédito 25 de junho de 2016

Por que grandes Bancos não lançaram o Cartão Consignado ?

Essa pergunta, estamos recebendo através de muitos e-mails, fomos atrás da resposta …

Finalmente no 23 de Junho de 2016, foi disponibilizado, pelo SIGEP, através do SERPRO, a possibilidade do Servidor Publico Federal gerar a Senha em favor dos Bancos que Operam com o Produto Cartão Consignado (Grandes Bancos de Varejo não lançaram o produto). O Site foi liberado ontem às 19 horas e hoje pela manhã para os Bancos fazerem as averbações. Como esperávamos, o fluxo esta sendo enorme o e Site não estava preparado para tal, gerando morosidade e travamentos. Estamos recebendo muitas duvidas sobre o assunto e resolvemos novamente consultar o especialista, Sócio e Diretor Sr. Saulo Guimarães, da empresa patrocinadora 11PONTO11. O ex-ministro do Planejamento (Paulo Bernardo) foi conduzido à prisão hoje pela manha, em operação da Policia Federal, por envolvimento com a empresa contratada para ser a intermediadora entre os Bancos Consignatários e o antigo SIAPE, no tocante à gestão dos empréstimos Consignados e respectivas margens (Consist). Também recebemos centenas de e-mails nos interpelando se isso prejudicou financeiramente os Servidores Federais ou não. Essa foi outra pergunta que fizemos ao executivo.

Sr. Siape : P

Sr. Saulo : R

P. Primeiramente, porque os grandes Bancos não lançaram o Cartão Consignado, nem mesmo o banco do Brasil ?

R. Com exceção da Caixa Econômica Federal, que lançou o cartão através do Banco Pan, banco que possui participação relevante, todos os demais grandes Bancos Grades de Varejo, incluso o Banco do Brasil, nenhum deles lançou ou tem intenções de lançar o produto. Por qual motivo ? O Cartão de Crédito normal é um dos mais lucrativos produto destes bancos, com milhões de Cartões emitidos e sempre cobrando taxas de Juros exorbitantes, ao redor de 18,00% e mais anuidade, tarifas diversas, etc. etc. Como chamamos no mercado, ninguém lança um produto que vai “canibalizar” outro o qual já tenho ótima rentabilidade. Além disso, temos também o cheque especial, outro produto “carro chefe” dos bancos brasileiros de Varejo. A alegação dos Bancos, é a dificuldade tecnológica, o que particularmente não acredito. De concreto, recomendo fortemente, que TODOS os Servidores Federais tenham o Cartão Consignado Servidor Federal, por esse motivo, procurem-nos que lhe apresentaremos as melhores opções. Mais importante, não há necessidade de abrir conta em outro Banco, você continua normalmente com o Banco que possui a sua movimentação. Por que pagar mais se pode pagar muito menos ?

P: Por que o Site do SIGEPE esta apresentando tanta morosidade e travamentos?

R: Começamos a falar sobre Cartão Consignado Servidor Publico, em Maio de 2015. Tivemos vários problemas no caminho, o mais importante foi a decisão de alterarem a empresa privada CONSIST, responsável pela gestão das Consignações pelo SERPRO. Evidentemente que, tecnicamente foi compulsório “segurar” o novo produto e ajustar primeiro os Empréstimos Consignados. Estabilizando este, partiu-se para a solução do Cartão Consignado. Assim, criou-se uma bolha ou demanda reprimida enorme, que esta sendo processada hoje. O Site não previu tamanho impacto.

P: Aproveitando esse assunto sobre a empresa CONSIST, a ação da Policia Federal não é sobre o envolvimento dela?

R: Pelo que sabemos no mercado essa empresa foi contratada e paga pelos Bancos Consignatários para atuar no gerenciamento das Consignações. Essa empresa tinha habilidades técnicas para fazê-lo e o custo, como disse, era dos Bancos que tinham interesse em atender os Servidores Públicos na Consignação. Esse “custo” não era direto do Servidor. Entretanto, é evidente que o custo era repassado “indiretamente” pela taxa de Juros. Assim, creio que ela poderia ter sido melhor do que foi. Por outro lado, se essa empresa Privada cometeu algo ilícito, não posso afirmar. Atualmente o SERPRO que processa essas informações e essa troca, acabou novamente custando para o Servidor que não teve esse excelente produto, disponibilizado antes de hoje. Enfim… O importante é daqui para frente!

P: O produto, CARTÃO CONSIGNADO teve alterações?

R: Sim, a taxa utilizada no produto é a de no máximo 3,65% ao mês, iniciamos o processo de “reservas” falando de algo em torno de 3,40% com possiblidade de alteração quando entrasse definitivamente. Por outro lado, o 1ª SAQUE foi alterado para 100% do Limite do Cartão, o que é um aumento grande do benefício inicial que estava em 95%. Estávamos utilizando o fator 27 (vinte e sete vezes) para calcular o Limite. Esse fator hoje é 24 vezes. Vale ressaltar que foi introduzida também uma taxa de R$ 15,00 sobre o SAQUE para cobrir custos de transferência Bancária.

P: As demais condições ficaram inalteradas em relação a sua ultima entrevista?

R: Sim, a margem é de 5%, e calculada pelo SIGEPE.

P: Muitos e-mails, estamos recebendo sobre dificuldades no Site para navegação, como esta funcionando?

R: Fora o problema de morosidade e travamento que já falamos acima, o Site é muito intuitivo. É o mesmo Site que o Servidor utiliza para buscar mensalmente seu CONTRACHEQUE. O link do site é www.servidor.sigep.planejamento.gov.br. Colocar o CPF e senha do Servidor, clicar em Consignações e após “gerar código de autorização/consignatária”. Teremos 02 opções: ( ) 5%     e     (  ) 30%.” Clickar”  em 5% e escolher o Banco a ser Consignado a margem do Servidor. Essa autorização gera um e-mail para o Servidor (e-mail previamente cadastrado no SIGEPE) informando que foi gerado o código de autorização para o determinado Banco com horário e protocolo. Pronto! O Banco já poderá dar segmento ao CARTÃO CONSIGNADO.

P: Então é simples. Alguns Servidores estão nos acionando que ao tentar fazer a Consignação diz que já foi gerado para outro banco. Como proceder?

R: Muitos Servidores, de boa fé, deixam a sua SENHA / SIGEPE com terceiros. Assim, se essa mensagem aparecer no momento da Consignação esse terceiro já efetuou o procedimento. Esse procedimento é possível escolher somente 01 banco, por única vez. Assim, se já foi efetuado precisa descobrir com quem deixou sua SENHA.

P: É possível dar problema para o Servidor?

R: É evidente que entregar sua SENHA para terceiros sem o conhecimento sobre o comportamento deste é muito grave. O bom, tecnicamente é que essa autorização é apenas 01 item do processo, faltaria formalizar a operação, colher os documentos, etc. etc. Mas, não é bom alguém fazer um procedimento sem a anuência do Servidor.

P: Vocês estão recebendo muito fluxo de pessoas interessadas?

R: Sim, temos 03 telefones para acionamento sem custo para o Servidor (0800) e hoje tivemos congestionamento. Também atendemos via “chat” com 10 posições e nos ocupamos o dia todo orientando e dando segmento em propostas. Além disso, nosso Site de Crédito: www.seucreditonoiclick.com.br recebeu até às 16 horas, mais de 15.000 visitas!

P: Algum esquema especial foi montado para atender essa demanda?

R: Sim, colocamos toda nossa força de trabalho: 60 consultores para atendimento a esse produto, deslocando pessoas da Área de Seguros e Viagens para atender a Área de Crédito, que atende o Cartão Consignado. Tudo isso, continuando a fazer operações de Empréstimos Consignados que também reabriram hoje. Realmente esta tendo um grande fluxo.

P: Agradeço as explanações, qual a sua mensagem final?

R: Sabemos que não estamos dando o atendimento esperado ao Servidor Publico Federal e nos desculpamos por eventual falha na agilidade do atendimento. Estamos nos desdobrando para atender a todos no mínimo tempo possível. Entretanto, colocamos as propostas no Banco e se o Site estiver “lento” as propostas ficam retidas, atrasando o processo de liberação de Crédito. Pedimos apenas, um pouco de paciência até que essa “onda” inicial seja dominada. Atuamos a mais de 06 anos exclusivamente atendendo Servidores Federais e temos certeza que, conseguiremos deixar, todos aqueles que nos procurarem, satisfeitos.

Blog do Sr. SIAPE – Assim finalizamos mais uma entrevista sobre o assunto que tem provocado muito movimento entre os Servidores Ativos, Inativos e Pensionistas. Quem tiver interesse em obter mais informações sobre a adesão ao Cartão de Crédito Consignado, acesse o link abaixo:

Limite Cartão SIAPE

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!