Turismo / Viagens 24 de dezembro de 2017
Portugal e Brasil têm muitas coisas em comum e algumas tradições que existem em Portugal também estão presentes em algumas regiões do Brasil mas… nem tudo é igual.
O Natal em Portugal é uma festa da família. Muitas pessoas que vivem nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto não nasceram nestas cidades e então, nessa época do ano, vão para as suas terras para comemorar o Natal em família.
É a partir do começo de outubro que começamos a ver produtos alusivos ao Natal a venda nas lojas e supermercados.
Como Portugal é um país maioritariamente cristão e católico, o presépio é muito importante.
Algumas famílias católicas praticantes vão à missa do galo neste dia. Na região de Lisboa a missa do galo acontece as 23:00h ou a meia noite. Depois de ir à missa é que se come a ceia de Natal.
rabanadas ou fatias douradas (essas aqui embaixo); filhoses, azevias, sonhos, coscorões, broas (de milho, de mel e outras) são muitos dos doces típicos dessa época. Raramente conseguimos comprá-los fora da época de Natal, do mesmo modo que o bolo-rei. Há também muitos frutos secos como as nozes, as castanhas, as amêndoas, os pinhões, as uvas passas, etc.
É muito comum as pessoas presentearem-se com chocolates nesta época do ano. Não sabe o que vai dar? Tem pouco dinheiro? Conhece pouco a pessoa? Dá chocolate!
É mesmo nesta época do ano que os bolos-rei chegam nas pastelarias para fazer a festa de quem gosta. E ele é mesmo o rei da festa.
É isso mesmo! Enquanto no Brasil as pessoas normalmente vestem roupa branca para a passagem de ano, nesta época do ano por aqui só se vê roupa preta para as festas. Então mulheres, se quiserem vestir roupa branca para a passagem de ano em Portugal, tragam na mala.
Na passagem do ano, como já acontece há alguns anos, o município de Lisboa organiza uma festa no Terreiro do Paço. Normalmente, a partir das 22:00 há shows com diversos artistas e quando chega a meia noite, acontece um grande espetáculo de fogos de artifício. E a festa ainda continua depois da meia noite e dos fogos.
Uma tradição mais antiga mas que ainda acontece em algumas vilas e cidades é “cantar as janeiras”. Depois que passa o natal, no começo do ano, antes ou mesmo no dia de reis, grupos de amigos juntam-se e vão pelas ruas, de casa em casa, batendo nas portas e cantam algumas músicas com o objetivo de receberem doces, vinho ou dinheiro.
Desejamos um excelente Natal à todos! Muitas felicidades, prosperidade e saúde, amigos! Boa viagem!!!
Fonte: Brasileiras pelo mundo