Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 22 de abril de 2020

O salário dos servidores tem de ser congelados por dois anos

Estado e prefeitura só vão ter ajuda se tiver congelamento dos salários dos servidores.

Paulo Guedes e membros da equipe econômica estão negociando com o senado o auxílio do governo federal para estados e municípios. A maioria dos senadores concorda com a condição do governo para liberar os recursos.

“Se houver contrapartida de estados, não faz mal subir a ajuda. Todos sabem que não pode virar uma farra eleitoral”, afirmou Paulo Guedes.

O ministro volta defender o funcionalismo público fiquem dois anos sem reajuste de salário. Isso é a contrapartida durante essa crise do COVID-19. “Em meio à pandemia, com pessoas perdendo emprego, será que o funcionalismo poderia contribuir?”

Mas o governo não enviou ao congresso nacional a proposta de congelamento de salário para os servidores federais. Até quando isso vai ficar indo e voltando sem nenhuma decisão?

O pacote do governo federal seria de 77,4 bilhões, sendo um total de 40 bilhões em repasses diretos e 37,4 bilhões de resultado da suspensão da dívida de estado e municípios com a união e bancos públicos (FEDERAIS).

Outra proposta já aprovada na câmara, calculada em 89,6 bilhões, determina a recomposição de perdas de arrecadação do ICMS (imposto estadual) e do ISS (municipal), estimada em 30% na comparação com o mesmo período de 2019.

O Governo e Municípios aceitam discussão.

Tem a possibilidade de se avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma das possíveis medidas, e a decisão precisa ser tomada no momento oportuno, mais os “gastos” com a folha de pagamento pessoal é muito preocupante. Principalmente com o aporte para a previdência, é a avaliação do secretário da fazenda do governo do estado – Rogélio Pegoretti.

Ele ainda ressaltou que hoje não há mecanismos de controlar, reduzir ou congelar a folha de salários de servidores efetivos que representa a maior parte das despesas pessoais dos estados e municípios.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!