Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 4 de junho de 2021

Guedes pontua apoio na reforma administrativa, desativação de Sigepe Mobile e mais no resumo da semana

Cargos de servidores federais poderão ser automatizados até 2030

 

Uma pesquisa realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) vinculado ao Ministério da Economia, estima que a tecnologia poderá substituir o trabalho de até 53,6 servidores públicos federais que poderão se aposentar em 2030.

O estudo realizado por Leonardo Monasterio, coordenador-geral de Ciências de Dados da Enap, Adelar Fochezatto e Willian Adamczyk, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, analisou a probabilidade de automação dos cerca de 520 mil servidores federais e cruzou os dados com a expectativa de aposentadorias até a década de 2050.

Segundo analise, as substituições tendem a aumentar com o passar dos anos. Em 2040, 68,2 mil servidores que se aposentarão poderão já ter suas atividades automatizadas. Em 2050, esse número total alcançará 92,3 mil.

 

Confira mais em nossa matéria.

Guedes informa que Reforma administrativa possui apoio de Governo e do presidente

 

Nessa segunda-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a reforçar a hipótese de que o governo federal e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estão apoiando a reforma administrativa, proposta que deve alterar o cenário de contratação de novos servidores públicos federais entre outros pontos.

Segundo relatos, em um encontro entre o ministro e o senador Rodrigo Pacheco, Guedes teria dito que o presidente não trabalha mais pela aprovação do texto. O principal motivo pela indecisão citado por Pacheco seria o preço em desagradar servidores públicos em um ano pré-eleitoral. “Liguei ontem e disse a ele Pacheco isso: que conversei com o presidente Bolsonaro e ele está apoiando. O presidente da Câmara dos Deputados está apoiando também. Estamos animados para a reforma. Acho que as reformas vêm ai”, disse Guedes em entrevista à CNN Brasil.

Segundo o Guedes, o Brasil está reagindo bem tanto à vacinação em massa quanto às reformas estruturantes. “Eu não gosto de parecer otimista. Eu sou sempre muito realista e quando digo que o Brasil está surpreendendo é porque o grande desafio de transformar uma recuperação cíclica baseada em consumo numa retomada do crescimento baseada em investimento, o Brasil parece que vai enfrentar esse desafio e vencer”.

 

Sigepe Mobile será desativado permanentemente

 

A partir de hoje (3), os servidores públicos do Executivo Federal terão de mudar de aplicativo para acessarem o contracheque, consultar férias ou alterar dados cadastrais. O Sigepe Mobile será desativado, entrando no lugar dele o SouGov.br, aplicativo lançado há um mês pelo Ministério da Economia.

O SouGov.br está disponível nas lojas virtuais da Apple (para o sistema iOS) ou PlayStore (para o Android). Desde o lançamento, o aplicativo foi baixado 597 mil vezes. Entre os serviços mais prestados estão a visualização do contracheque, com 1,2 milhão de acessos, consulta e alteração de dados funcionais (511 mil acessos) e consulta e alteração de dados pessoais (452 mil acessos).

 

Confira mais em nossa matéria.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!