Receba atualizações por email



Whatsapp
Geap anuncia reajuste em fevereiro

Geral 15 de janeiro de 2020

Geap anuncia reajuste em fevereiro

Geap anuncia em fevereiro que será aplicado um reajuste sobre o valor pago pelos servidores nos planos de saúde.

Guedes "congelamento de salários é fundamental"
Guedes "congelamento de salários é fundamental"
RESUMO DA NOTÍCIA
  • Reajuste a partir de fevereiro
  • Porcentagem do reajuste acima do determinado pela ANS
  • Operadoras deve justificar o aumento

A Geap anunciou esta semana que haverá um reajuste nos planos de saúde dos servidores a partir de fevereiro. O anúncio veio por meio de uma publicação em seu site, na qual revelou que o aumento será de 12,54%.

Mesmo sendo um valor alto, a Geap afirmou que permanece de acordo com a legislação atual da ANS. O novo reajuste pode impactar os seguintes planos:

  • Geap essencial;
  • Geap clássico;
  • Geap referencia;
  • Geap família saúde I e II

Leia também...

Para justificar o aumento, a operadora afirmou que estes valores foram estipulados após um estudo atuarial. Este considerou as despesas do ano passado (2019) e possíveis projeções de gastos para 2020.

Outro fator utilizado como justificativa é o aumento da inflação médica estar acima do indicado IPCA. O Aumento na utilização do plano e ampliação dos procedimentos a serem cobertos, também foi citado.

De acordo com secretário geral do condsef, Sergio Ronaldo, a Geap não abriu dialogo com a categoria antes mesmo de anunciar o reajuste.

SpotifyDeezerSpreakerSoundcloud

“Não ocorreu negociação sobre este reajuste. Os servidores já se encontram com os salários congelados há anos, se tornando insustentável arcar com despesas grandes como esta.” Segundo Sergio.

Sergio Ronaldo continuou dizendo que este tema será debatido no congresso após o fim do recesso, já que o governo deveria colocar em lei ao menos um subsídio de 50% no plano de saúde.

Maior transparência da Geap

De acordo com Rafael Robba especialista em direito da saúde, a ANS aprovou um reajuste de 7,35% para planos com modelos semelhantes ao da Geap. Por este motivo, este reajuste superior que a Geap deseja aplicar deve ser esclarecido para todos os beneficiários.

Leia também...

De acordo com Robba – a ANS determina um percentual máximo para os planos de autogestão como este. No entanto, não existe um controle sobre o real reajuste aplicado pelas operadoras.

Conclui-se que este reajuste da não é regulamentado devendo ser justificado. “Ao afirmar que tem um estudo atuarial, o mesmo deve se tornar público aos beneficiários. Caso contrario, o judiciário pode considerar abusivo” – alegou Robba.

Mas e você o que pensa sobre este reajuste de quase 13%? O Geap vem oferecendo um serviço de qualidade aos servidores para aplicar um reajuste desta proporção? Queremos saber sua opinião!

Podcast Fala Sr.SIAPESpotifyDeezerSpreakerSoundCloud

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!