Geral 19 de maio de 2015
8 de Maio de 1945 – 70 anos depois estamos comemorando 70 anos do fim da II Guerra Mundial. As Gerações futuras não podem relegar ao esquecimento as insanidades e o sofrimento causados por esse conflito.
Nossos heroicos Pracinhas da Força Expedicionária Brasilera (FEB), onde também haviam participantes que eram Servidores Públicos Federais Miliares, tiveram ativa participação em terras italianas.
A vitória aliada contra o nazismo, a grande participação dos ingleses, americanos e soviéticos no conflito não ofusca o brilhantismo dos nossos pracinhas que puseram a vida em risco, combatendo em campos congelados com os quais jamais haviam tido contato -, exatamente nesse dia de glórias para nosso país as grandes batalhas nas quais os Brasileiros tiveram ativa participação como: Montese, Castelnuovo, Soprassasso, Monte Castelo, Fornovo di Taro, onde o Regimento Ipiranga de Caçapava (SP) aprisionou milhares de soldados alemães, alem de grande quantidade de equipamento civil e militar, tem que ser lembrado e reverenciado, assim como o Coronel Nelson de Mello, o General Zenório da Costa e os Febianos, aqueles velhinhos em sua maioria, de 95 anos, remanescentes dos 25.334 soldados que enfrentaram o risco de morrer congelado ou ser baleado ? E o que defendiam ? E os 443 soldados Brasileiros mortos em combate ? A história de todos eles merece, pelo menos estas poucas linhas que este humilde Blog as dedica.