Receba atualizações por email



Whatsapp
Servidores Federais na explanada dos ministérios

Geral 11 de janeiro de 2024

Servidores federais querem aumento em três parcelas

As entidades representativas das carreiras dos Servidores Federais, integrantes do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), apresentaram ao governo, nesta manhã de quarta-feira, 10, sua contraproposta para o reajuste salarial dos servidores. Essa resposta surge em decorrência da proposta do governo, que, na prática, prevê a manutenção dos salários dos servidores federais neste ano, com promessa de reajustes apenas em 2025 e 2026.

A proposta é composta por duas partes principais:

 

1. Recomposição Salarial em Três Etapas: No ofício encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, as entidades propõem um reajuste salarial dividido em três etapas: 9% na primeira, 7,5% na segunda e mais 7,5% na terceira. Esses ajustes seriam implementados nos meses de maio de 2024, 2025 e 2026, respectivamente.

2. Equiparação de Benefícios aos Poderes Legislativo e Judiciário: Além do reajuste salarial, a contraproposta sugere a equiparação dos valores do auxílio-alimentação, auxílio-saúde e auxílio-creche aos praticados nos Poderes Legislativo e Judiciário até o final de 2026. Isso visa garantir uma paridade nos benefícios concedidos aos servidores.

Rudinei Marques, presidente do Fonacate, destaca a importância de evitar o congelamento salarial em 2024, enfatizando a possibilidade de o governo recompor os salários já neste ano. O documento aguarda análise por parte do secretário de Relações de Trabalho e da ministra da Gestão, sem um prazo definido para a resposta do governo.

 

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!