Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 22 de junho de 2015

Empreendedorismo: um recurso para inventar o futuro que sonhamos

shutterstock_186790205

Em maio último, participei como palestrante de um congresso voltado para o setor educacional e tive a oportunidade de conhecer Janguiê Diniz, fundador e CEO do Grupo Ser Educacional, hoje com mais de 150 mil alunos e 11 anos de estrada.

Fiquei muito impressionado com as nítidas, pertinentes e instigantes colocações dele. E, então, me interessei em ler seu livro “Tranformando Sonhos em Realidade”, o qual conta sua trajetória.

Nascido na pequena cidade de Santana dos Garrotes, a mais de 400 km de João Pessoa/PB, Janguiê soube desde pequeno que seu futuro seria proporcional ao seu empenho em construí-lo. Embora seus pais não tenham tido a oportunidade de estudar, a pauta “estudo” sempre foi muito valorizada em sua família.

E, com o objetivo de sustentar seus estudos, Janguiê começou desde cedo a empreender. Foi engraxate, vendedor de laranjas e picolés, entre outros, para ter condições de cursar Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Aos 20 anos, ainda cursando a graduação, ele não sossegou e decidiu empreender mais uma vez. Montou uma empresa de cobrança mas, na primeira tentativa, não deu certo. Reformulou seu modelo de negócios, transformou erros em aprendizados e teve sucesso.

Porém, o grande momento da virada na trajetória de Janguiê ainda estava por acontecer. Ele desenvolveu uma “metodologia” própria para estudar e ser aprovado no concurso da Magistratura. Sim, isso mesmo, o menino do interior da Paraíba tornou-se Juiz devido sua determinação e obstinação em conquistar seus objetivos.  E, como belo empreendedor que é, criou um curso para que graduados em Direito se preparassem melhor para ingressar em carreiras públicas e outros para cargos no Governo Federal (SIAPE). Posteriormente, os negócios cresceram, muitos desafios foram superados e deram asas ao que hoje é o Ser Educacional.

Por que estou aqui contando a vida de Janguiê? Porque são histórias emocionantes como esta que mostram a essência do verdadeiro empreendedor: determinação, perseverança, resiliência, capacidade de lutar pelos seus sonhos, sem perder o senso de realidade e ousadia de inventar o futuro.

Enfim, deixo uma reflexão escrita no livro mencionado e que resume muito do que eu penso: “Muitos alegam que o sucesso do empreendedor depende da sorte. Costumo dizer que sorte em empreendedorismo é a conjugação de conhecimento, habilidades, competência, oportunidade e iluminação divina”.

Recomendo a leitura! Ele simboliza o Brasil que dá certo com suor, criatividade e boa dose de humor.

 

Fonte:  EXAME.com

 

shutterstock_167248031

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!