Prova de vida já esta liberada para todos servidores aposentados, anistiados e pensionistas
Após realizar a fase piloto entre novembro de 2020 e abril de 2021, o governo liberou a prova de vida digital para 700 mil servidores anistiados, aposentados e pensionistas políticos civis da administração pública que precisam realizar o procedimento todos os anos para não perder o benefício.
Inicialmente, o teste foi realizado com 10 mil beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social e atualmente o número ultrapassa 15 mil pessoas.
O serviço agora pode ser realizado através do novo APP lançado pelo governo, sougov.br, canal que substitui a gestão de pessoas e facilita a comprovação sem o comparecimento presencial na agência bancária.
Confira o passo a passo de como realizar a prova digital.
Relator da reforma administrativa realiza alterações em texto do texto da Reforma
O relator da reforma administrativa, deputado Darci de Matos (PSD-SC), apresentou novo parecer em que suprime os novos princípios de imparcialidade do serviço público do texto da proposta de emenda à Constituição (PEC).
Foram retiradas dos textos as definições “imparcialidade, transparência, inovação, responsabilidade, unidade, coordenação, boa governança pública e subsidiariedade”.
A avaliação é de que, ao incluir esses termos na Constituição, outras legislações poderiam ser afetadas pela mudança. É o caso da lei da improbidade administrativa, em que grande parte dos processos estão em cima deste artigo constitucional.
Princípios atuais serão mantidos
Atualmente, os princípios da administração pública são legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Eles não serão modificados.
Para o relator, ainda que o novo texto tenha alguma ligação com o atual, pode vir a gerar mais conflitos e dar margem para ativismo judiciário.