Consignado Cartão de Crédito 29 de junho de 2016
Estamos recebendo centenas de e-mails de Servidores que fizeram a ADESÃO ao Cartão Consignado, assinaram a proposta, enviaram os documentos ao Banco e optaram pelo SAQUE imediato. Entretanto, esse valor do SAQUE esta demorando a entrar em sua corrente. Fizemos uma consulta a todos os bancos que no operam com o CARTÃO e a resposta foi a mesma :
O Servidor vai ao Site do SIGEPE e vê que o valor da margem: 5,00% já esta disponibilizada para o Banco que escolheu para fazer o CARTÃO. Se já encaminhou a documentação requerida pelo banco (contratos e documentos) basta aguardar. Para dar mais informações sobre esse assunto, fomos novamente pedir a ajuda do Sr. Saulo Guimarães, Diretor e Sócio da 11PONTO11, nossa patrocinadora oficial.
P – Sr. Siape
R – Sr. Saulo
P – O que o servidor deverá fazer a partir do momento que já escolheu o Banco de Averbação para o CARTÃO CONSIGNADO?
R – Deve enviar a documentação requerida pelo Banco, pois o Representante da Instituição terá que repassar ao Banco que aprovará ou não a proposta do cliente. Toda proposta tem que ter formalização. Assim, não basta fazer a averbação em nome do Banco, tem que envia-las também. Somente o processo completo deve seguir para APROVAÇÃO, AVERBAÇÃO E PAGAMENTO DO SAQUE, nesta ordem.
P – Se o cliente já passou autorização ao Banco, já enviou documentos requeridos ao Agente ou Correspondente bancário, em quanto tempo receberá o valor do SAQUE inicial?
R – A Previsão original dos Bancos era de 48 horas. Infelizmente, esse prazo não esta sendo obedecido em 100% dos casos, pelo acumulo de propostas existentes, inclusive, temos diversos clientes que são assinantes do Blog, e uma delas sugeriu que falássemos a respeito afim de tranquiliza-los. Foram pagas propostas a partir de 2ªfeira (27/06/2016), hoje (28/06/2016) e a tendência é normalizar até 6ª feira, ficando o Sábado, para “colocar a casa em ordem”, se for necessário. A boa noticia é que o Site do SIGEPE esta suportando o grande volume demandado e o conhecimento do Servidor esta aumentando em relação a utiliza-lo. Isso gera menos bloqueios de senhas e autorização emitidas corretamente. São muito comuns, Servidores que fizeram o Cartão com o Banco A e terem autorizado a Consignação para o Banco B. Nós, os correspondentes não temos como verificar no Site, que é do Servidor, se a opção foi feita corretamente ou não. O Banco, na hora de aprovar é que vai até o SIGEPE e tenta “averbar”. Se, estiver tudo correto, averba-se. Se não, a proposta volta para estaca zero e temos que reiniciar o processo.
P – O Servidor, se ao entrar no SIGEPE verifica que esta tudo correto e já formalizou, tem o risco de ficar sem o cartão e SAQUE?
R – Se o Banco aprovou o Crédito, essa informação o Correspondente já possui, e esta tudo ok. Em relação à autorização para averbação e documentação, é questão de aguardar, pois já esta na fila de pagamento.
P – Alguém pode usar a minha margem e emitir o cartão para outro Servidor?
R – Não, o sistema é muito seguro e a SENHA do servidor garante a confiança necessária. Se, esta autorizada para Banco A, o Banco A aprovando a proposta irá emitir o cartão e providenciar o credito do SAQUE. Além disso, é uma operação de Cartão, o Cartão será emitido e entregue no endereço do Servidor, o Extrato idem. Tudo de forma bastante transparente, como tem que ser.
P – Servidores alegam que solicitaram a mais de 02 semanas e até agora nada. Por quê?
R – Atenção! o produto somente ficou disponível a partir de 23/06/2016, anteriormente eram reservas, para agilizar a concessão. Tem que se contar a partir de 23/06/2016. É justamente essa tentativa de agilizar o cartão que muitas propostas foram captadas de vários servidores. Entretanto, a partir de 23/06/2016 que poderiam ser realizadas. Em condições normais o Produto deveria ser comercializado a partir de 23/06/2016 e as propostas captadas a partir daí. O processo como um todo demoraria, em média, 01 semana. Na “ânsia” de agilizar o produto para o Servidor, geramos milhares de Propostas que foram “descarregadas” a partir de 23/06/2016. Esse é o problema da alta demanda. Some-se a isso o prazo de quase 01 ano que o Servidor ficou esperando. Realmente a ansiedade é generalizada. Nós, como Correspondentes queremos atender a TODOS e os BANCOS idem, ocorre que é humanamente impossível atender dentro do prazo normal a quantidade de propostas que foram colocadas a partir de 23/06/2016.
P – Só resta esperar?
R – Como disse acima, se todas as etapas forma cumpridas por parte do Servidor, resta esperar. O Positivo é que milhares de cartões já foram emitidos por todos os Bancos, Infelizmente pode ser que o Servidor que nos lê, nesse momento não esteja nesse contingente. Entretanto, com certeza vai estar num curto espaço de tempo.
P – O que o Servidor pode fazer para ter a informação detalhada do seu Cartão Consignado.
R – Oriento entrar em contato com o Correspondente bancário e ver se todo o processo esta em perfeita ordem. Isto posto, quando o Banco liberar o cliente será avisado incontinenti. Os correspondentes, esse é seu papel, estão solicitando aos Bancos o empenho máximo e isto esta ocorrendo com turnos de 24 horas. Tenho certeza que até o final de semana teremos a situação normalizada. Essa angustia da espera, também é nossa!
Obrigado por mais esses esclarecimentos, e vamos aguardar para que tudo se normalize!