Cerca de 220 mil servidores públicos federais, poderão se aposentar até 2034. Esse número representa um terço do funcionalismo público efetivos do setor ou 36% que se encontra na ativa. Os dados foram coletados e divulgados pelo Instituto Millenium nessa segunda-feira (10).
Dos trabalhadores que irão se aposentar nessa faixa de tempo, 95% são servidores estatuários, com maior estabilidade de emprego. Perante esse déficit funcional, o governo planeja repor mão de obra por meio de concursos públicos para os cargos que necessitarem.
Atualmente no Governo do presidente Jair Bolsonaro, os concursos estão sendo abertos em casos excepcionais, como por exemplo na Policia federal. Os órgãos públicos não podem abrir concursos para novos cargos, somente funções que já existem. Essa é uma prerrogativa de estados, municípios, Distrito Federal e a União em troca do auxílio emergencial do governo federal devido a pandemia.
“Temos um limite estreito para fazer qualquer contratação permanente até o final de 2021. Temos uma suspensão, podemos dizer dos concursos. Concursos só em casos muito excepcionais, de onde houver vacância é que poderá ser feita alguma reposição”, revelou o secretário.